quarta-feira, 28 de outubro de 2009

"Que Noite Serena" e "Ah, a frescura na face de não cumprir um dever" - Compreensão Escrita


Leia atentamente os seguintes poemas e apresente, de forma bem estruturada as suas respostas aos questionários abaixo indicados.
I
Que noite serena!
Que lindo luar!
Que linda barquinha
Bailando no mar!
Suave, todo o passado — o que foi aqui de Lisboa — me surge…
O terceiro andar das tias, o sossego de outrora,
Sossego de várias espécies,
A infância sem futuro pensado,
O ruído aparentemente contínuo da máquina de costura delas,
E tudo bom e a horas,
De um bem e de um a horas próprio, hoje morto.
Meu Deus, que fiz eu da vida?
Que noite serena, etc.
Quem é que cantava isso?
Isso estava lá.
Lembro-me mas esqueço.
E dói, dói, dói…
Por amor de Deus, parem com isso dentro da minha cabeça.
Álvaro de Campos, Poesias, Lisboa, Ática, 1993

1. Neste poema, o sujeito poético evoca o passado. Refira os traços caracterizadores desse passado.

2. Os quatro primeiros versos são a citação de uma cantiga, parcialmente retomada no verso 13. Explique a função de cada uma destas citações.

3. Explicite o sentido da oposição adverbial “aqui” (v. 5) e “lá” (v. 15).

4. Comente o efeito expressivo da repetição “E dói, dói, dói…” (v. 17).

5. Analise os sentimentos do sujeito poético, relativamente ao presente.

II
Ah, a frescura na face de não cumprir um dever!
Faltar é positivamente estar no campo!
Que refúgio o não se poder ter confiança em nós!
Respiro melhor agora que passaram as horas dos encontros,
Faltei a todos, com uma deliberação do desleixo,
Fiquei esperando a vontade de ir para lá, que eu saberia que não vinha.
Sou livre, contra a sociedade organizada e vestida.
Estou nu, e mergulho na água da minha imaginação.
É tarde para eu estar em qualquer dos dois pontos onde estaria à mesma hora, Deliberadamente à mesma hora...
Está bem, ficarei aqui sonhando versos e sorrindo em itálico.
É tão engraçada esta parte assistente da vida!
Até não consigo acender o cigarro seguinte... Se é um gesto,
Fique com os outros, que me esperam, no desencontro que é a vida.
Álvaro de Campos, Poesias, Lisboa, Ática, 1993

1. Indique as relações de sentido que se estabelecem entre os quatro primeiros versos.

2. Explique como se concretiza a atitude de deliberação do desleixo” (v. 5).

3. Explicite dois valores expressivos da antítese “vestida” / “nu” (vv. 7 e 8).

4. Caracterize os lugares representados pelos advérbios “lá” (v. 6) e “aqui” (v. 11).

5. Comente a importância dos dois últimos versos no contexto global do poema.

Caso precises de verificar as tuas respostas, consulta a seguinte proposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário